GOSTOU? ENTÃO APERTE CURTIR

CRICA AQUI TAMBEM SÔ :D

FALANDO DE DEUS.

Oração de um pecador

Escrito por em sexta-feira, 2 Setembro 2011
link do site:http://naomordamaca.com/2011/09/02/oracao-de-um-pecador/
Oi Jesus, sou eu..
Vim falar com o Senhor mais uma vez… Me sinto constrangido… Sempre é a mesma coisa… Peco e depois vou falar contigo pedindo perdão, mas me sinto um mentiroso, porque sempre acabo voltando as mesmas práticas… Só que no meu coração há o desejo de viver pra ti. Não queria estar neste ciclo… Mas eu não consigo!!! Na verdade nem queria estar aqui falando com o Senhor…. Não pelo Senhor, mas por mim mesmo. Poxa!! De novo cai e venho aqui falar com o Senhor… Mas e amanhã? Vou ficar caindo e pedindo perdão??? É muita cara de pau! Já não aguento mais isso!


Oi filho!
Que bom que você veio falar comigo! Tenho visto você viver esse ciclo de quedas.

Pois é! To aqui buscando perdão mas já com medo de amanhã! Parece que há uma certeza de que vou retornar a cair!!!
Filhão….o problema é que você não está verdadeiramente arrependido. O que você está sentindo é remorso. Está chateado com você mesmo, com o fato de não ser bom o suficiente pra mim. Só que você deveria se entristecer por estar pecando contra mim e não por “me desapontar”.
Remorso está para Judas assim como arrependimento está para Pedro.

Mas claro que estou desapontado comigo mesmo! Eu sou um lixo!
Filho, aprenda: Remorso gera frustração, arrependimento gera frutos.
O verdadeiro arrependimento precisa gerar frutos (
Mateus 3:8). Isso é se reconciliar comigo.
Mas Jesus, eu não presto pra nada! To pecando direto!
Filho, o diabo é o acusador. Ele vai ficar lançando pensamentos em sua cabeça para que você se sinta um lixo. Dessa maneira, em vez de você se arrepender, sente remorso, sente pena de você mesmo por não alcançar algo que queria e falhou.  Remorso vem do homem mas o arrependimento é gerado pelo Espírito Santo.
Hum… Mas…. Eu não sei o que fazer…
Filho, a você tem deixado a voz do diabo falar mais do que minha voz. Por exemplo: Quando você faz algo que me adora, o diabo diz:
- Hunf! Vamos ver até quando isso vai… Aposto que vai cair logo, logo!
Por outro lado, o Eu te digo:
- Meu filho amado, estou feliz por isso. Eu te amo! Você é especial para mim e tenho um propósito em sua vida.
Agora, quando você peca o diabo diz:
- Não falei? Não falei???? Hahahaha! Você não vale nada!!! Você é isso ai seu lixo! Acha que engana quem com essa cara! Esse é seu “eu” verdadeiro! Hahaha! Que cara podre!
Por outro lado, eu digo:
- Meu filho amado, em mim você encontra perdão. Eu continuo te amando! Você é especial para mim e tenho um propósito em sua vida.
Mas você insiste em ouvir a voz do diabo…

Mas…. Eu to pecando direto!
Filho, por isso mesmo eu morri por você na cruz. Eu sei que você é falho, mas não há nada que você possa fazer que vá diminuir meu amor por você, meu amor é mais forte que a morte!
… Hum… Mesmo com este tanto de pecados? Eu fiz isso, aquilo e aquilo outro que eu jamais imaginei que faria! Cheguei verdadeiramente no fundo do poço!
Meu filho, não há pecado maior ou mais poderoso que meu sangue vertido na cruz por você.
Ignore a voz do mundo, do diabo e até mesmo a voz do seu próprio coração!

Então, o Senhor ainda me ama?
Hahaha! Claro filho! Meu amor é incondicional. Significa que não há pecado ou atitude suficientemente forte que possa diminuir meu amor por você. (Post Deus não te ama mais…) No entanto, isso não te dá o direito de sair por ai pecando. Eu tenho poder pra te libertar do pecado mas preste atenção como você vai usar essa liberdade.  (Gálatas 5)
E o que eu faço?
Ouça a minha voz. E uma maneira de fazer isso é lendo e conhecendo a bíblia. O que ela diz quando você peca?
Hum… 1 João 1:9 diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”
Exato! E ainda tem mais:
Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas Trangracoes; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (
Salmo 32:5)
O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. (
Provérbios 28:13)
Mas e se eu cair amanhã?
Eu disse, pare de ouvir a voz do seu coração, ouça a minha voz dita na bíblia. Olha estes versos:
Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. De todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. (Salmos 119:9-11)
Creia mais em minha palavra do que em seu próprio coração. Ainda que seu próprio coração te aborreça, entregue-se ao que minha palavra diz, pois ela é maior do que seu coração enganoso. (1 João 3:20)
=)
Obrigado Jesus!!! Te amo!
Obrigado por me perdoar e limpar-me dos pecados. Obrigado por morrer na cruz e mostrado seu imenso e incondicional amor.

Também te amo filho! Sempre te amei! Antes de você  nascer eu já te amava. Tenho um propósito em sua vida e eu quero cumpri-lo!
Valeu Jesus! Amém…
(Victor Lucas)
.............................................................................................................
Esse Vídeo Mostra O AMOR de Cristo por você.

(Victor Lucas)
---------------------------------------------------------------------------------
Como evangelizar ? pegue alguns topicos aqui amigao...
1.Ore e peça que Deus lhe dê as palavras certas (Colossenses 4: 2-4) “Continuem firmes na oração, sempre alertas ao orarem e dando graças a Deus.  Orem também por nós a fim de que Deus nos dê uma boa oportunidade para anunciar a sua mensagem, que trata do segredo de Cristo.  Pois é por causa dessa mensagem que estou na cadeia.  Portanto, orem para que eu faça com que o segredo de Cristo seja bem conhecido, como é o meu dever.”
2.Mostre amor, quando falar (1Corintios 13:1) “Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança.  Agora que sou adulto, parei de agir como criança.”
3.Seja sensível e autêntico (1 Tessalonicenses 2:8 ) “Nós os amávamos tanto, que gostaríamos de ter dado a vocês não somente a boa notícia que vem de Deus, mas até mesmo a nossa própria vida.  Como nós os amávamos!”
4.Memorize alguns versículos principais (2 Timóteo 2:15) “Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho.”
5.Faça uma apresentação simples (2 Coríntios 11:3) “Pois, assim como Eva foi enganada pelas mentiras da cobra, eu tenho medo de que a mente de vocês seja corrompida e vocês abandonem a devoção sincera e pura a Cristo.”
6.Lembre-se de que Deus vai estar usando suas palavras (1 Tessalonicenses 1: 5 a ) “Pois temos anunciado o evangelho a vocês não somente com palavras, mas também com poder, com o Espírito Santo e com a certeza de que esta mensagem é a verdade.”
7.  Aproveite todas as oportunidades para falar de Jesus.  (Colossenses 4:5) “Sejam sábios na sua maneira de agir com os que não crêem e aproveitem bem o tempo que passarem com eles”.
8.  Fale com convicção e de forma agradável (Provérbios 16:21) “Quem tem coração sábio é conhecido como uma pessoa compreensiva; quanto mais agradáveis são as suas palavras, mais você consegue convencer os outros”.“Posso todas as coisas naquele que me fortalece!!” Fl.  4:13

Assim é uma das maneiras que você pode estar evangelizando as pessoas, é claro que em seu caminho muito conhecerão a verdadeira alegria e entregarão suas vidas na mão de Jesus, porém outros nem darão bola para você, viraram a cara como se você fosse um babaca, mas o importante é fazer a sua parte e orar por aquelas pessoas que apenas passaram por você.(Fernando Bicalho)

 --------------------------------------------------------------------------------

Oração de um Pecador [parte 2]

Escrito por fernando ortega(não morda a maca)

Jesus?
Oi filhão! =D
Er.. Oi… Sou eu de novo… To aqui de volta… Cansado e triste.

Porque?
Ah Jesus! Eu tentei! Tentei me levantar mas não consigo! Depois de nossa última conversa pensei que tudo iria fluir tranquilamente, mas ainda assim cai novamente! Isso parece impossível, nunca vou vencer!!
Você tem razão filho…
O que???? É impossível mesmo? Eu nunca vou vencer???
Exatamente! Você é carne, tem a tendência natural para o pecado.  É impossível deixar de pecar… MAS é nesse momento que entra o milagre da cruz. VOCÊ nunca vai vencer mesmo porque quem vence, SOS NÓS! Você tem tentado vencer o pecado atravé de sua própria força, mas é na minha força que você vencerá!
Lembra na
semana passada o que te falei sobre os frutos de arrependimento?
Sim…
Então, conseguiu gerar algum?
No começo até que estava indo bem, mas depois…
Isso porque você se apoiou em sua força e em seu conhecimento. Achou que sozinho poderia vencer o pecado só que é o Espirito Santo quem vence o pecado em sua vida. Eu te falei que é Ele quem iria gerar em você o verdadeiro arrependimento. Outra pergunta, quanto tempo você investiu lendo minha palavra e me buscando em oração nesta semana?
Hum…. Bem pouco…
Filhão, lembra de João 15?
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
É preciso estar ligado na videira que sou eu filhão!
Mas é difícil voltar a orar como antes….
Filho, é como academia. Você não entra levantando 20k na primeira semana. Começa com pouco e gradativamente, a medida que seus musculos vão ficando fortes você levanta pesos maiores. Não estou aqui dizendo para você ler o novo testamento na primeira semana nem pra ficar orando por horas. Comece aos poucos, nem que for um único versículo, nem que for 5 minutos de suas 24h diárias.
Entendi…. Estava afhando que em minha própria força eu venceria… É em Tua força que eu vou vencer e ser liberto do pecado, mas se não buscar ao Senhor e ao Seu Espirito, vou novamente cair. Preciso estar ligado na videira que é o Senhor.
É isso mesmo!
Mas e se eu cair de novo?
Bom, então levante de novo! Todo pecado, gera consequencias e sempre você terá que arcar com elas, mas através de meu sangue você encontra perdão e em mim um incondicional amor! Eu simplesmente jamais vou desistir de você. Não interessa o que ocorra, sempre estarei te amando e desejando cumprir em você os meus propósitos.
=D obrigado mais uma vez Jesus! Desta vez vou vencer através do poder do Teu Santo Espírito e não na minha força. Também te amo e quero fazer Tua vontade em minha vida!
Amém…
(Victor Lucas)
---------------------------------------------------------------------------------

Como as estrelas

Quando dirigimos à noite e a neblina cobre tudo ao nosso redor, devemos olhar com mais atenção para as luzes que iluminam as ruas e os sinais que apontam para a direção para onde queremos ir. Nessas situações, como em tantas outras, necessitamos de luz para encontrar o caminho. Paulo descreve um mundo tenebroso, depravado, em trevas, sem luz. No meio da escuridão, o apóstolo anuncia que os filhos de Deus “brilham como as estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida” a mensagem de Jesus Cristo. Se servimos de exemplos para certas pessoas, devemos garantir que a luz de Cristo em nós seja visível. Há muitos aspectos em ser uma luz neste mundo. Paulo nos ordena: “Façam tudo sem queixas nem discussões.” Uma das características principais em ser uma luz para Deus é a nossa atitude ao falar. Em um mundo cheio de reclamações, queixumes e discussões, nós nos destacaremos se evitarmos tais comportamentos. O que faremos se nos for dada uma nova tarefa no trabalho ou em casa? Como será nossa reação quando algo não acontecer conforme as nossas expectativas? Hoje é um dia para nossas estrelas brilharem, e isso pode começar com palavras e atitudes. Nossa luz deve revelar aos outros a direção para Jesus.
Pense:
Nossas atitudes e palavras vão deixando um rastro de luz que conduz as pessoas a Cristo Jesus.

Leia:Filipenses 2.14-18
Ore:
Senhor Deus, pedimos-te que nos perdoe quando nossa luz deixa de brilhar por causa do nosso pecado. Concede-nos palavras e atitudes para sermos luzes que brilhem em nome do teu Filho Jesus Cristo. Amém.

(Victor Lucas)
_______________________________________________________
Eai irmãozada,tudo suave?
espero que sim,então o estudo de hoje e baseado na aula que tive no meu curso sobre segurança no trabalho;mas tudo isso aplicado na vida espiritual. 
Atos Inseguros(para sua alma)
Fatores humanos responsáveis pelos acidentes de trabalho.incapacidade física para o trabalho .(inadaptação entre o homem VS função )
O ato inseguro,são as coisas que fazemos sem segurança de Deus na vida.
O trabalho ,são as coisas que fazemos na vida.
A incapacidade física,e a incapacidade Espiritual,muitos não estão preparados espiritualmente;para levar seu fardo;por isso não realizam sua função.
Ex:funcionário transportando manualmente Carga acima do peso.
Trazendo isso para nossas vidas, um dos fatores de não conseguirmos ir alem e que queremos levar um peso maior que podemos suportar;mas Cristo nos da um peso leve que podemos aguentar.(Mateus 11:30)
  • Problemas Circunstânciais:problemas de alcoolismo,problemas na família,em estado de cansaço.
Aplicando isso a nossa vida,como no trabalho as pessoas nesse estado de cansaço e fadiga,na vida espiritual há muita gente nesta situação espiritualmente;mas Cristo Disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobre- carregados, e eu vos aliviarei.” Mateus 11.28
  • Não cumprimento das Normas de segurança que a Empresa exige,e acabam se machucando muito sério.
Ex:Não usar os equipamentos de segurança.
Trazendo isto pra vida espiritual,muita gente não cumpre o que a Bíblia diz,e não usam as coisas sábias que ela propõe.mas olha o que a Bíblia diz: (Tiago 1:22)diz que aquele que ouve a palavra de Deus, e não aplica em sua vida, não pratica, engana-se a si mesmo.
Quantos crentes vivem hoje dentro das igrejas enganados, fracassados, porque não vivem na pratica da palavra
  • Excesso De Confiança
Acreditar ser imune aos acidentes
Ex:eu sou experiente dentro da empresa nada acontecerá comigo.
Muitas pessoas na igreja pensam estar imune as coisas ruins,eles tem um alto excesso de confiança em si mesmo,acredita que nada pode acontecer com eles,e tudo o que eles fazem e melhor do que o dos outros.mas existe um versículo que diz: e disse: Em verdade vos digo que se não se converter e não fazer como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.
Mateus 18:3

Obs:Quando Jesus se refere a crianças,se refere a HUMILDADE das crianças,e diz quem não for HUMILDE como elas ,não se salvará.
  • Falta de Conhecimento dos Riscos de Acidentes
Ex:Falta de Treino.
Muitas pessoas mal começam o seu trabalho,e nem se aprofundam em conhecer os perigos e as proteções .
Realmente na vida existe pessoas que aceitam Jesus e não querer saber dos perigos e das prevenções da sua alma.
     Em Mateus capítulo 22, versículo 14, disse Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos fariseus: Muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.
Entendeu?muitos estão sendo chamados por Deus e estão se preparando contra os riscos para serem salvos,e outros são chamados mas não dão a mínima,esses vão ser machucados pelo tempo,pois Jesus irá voltar e eles não se prepararam e ficarão aqui na terra.
escrito por:(VICTOR LUCAS)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Muita gente diz que a oração tem poder. Mas será que a oração contribui mesmo para a melhora de uma pessoa doente, por exemplo? O tema é razão para debates entre cientistas do mundo todo. Apesar das críticas, existe a tendência de acreditar que a oração contribui para a saúde e qualidade de vida. Os pesquisadores já descobriram que a oração é um instrumento real e efetivo na busca pelo bem-estar físico ou psicológico. E mais do que isso. A ciência já consegue comprovar os efeitos das orações a distância, ou orações intercessórias. Os benefícios da oração nada tem a ver com igrejas ou religiões. Os efeitos saudáveis de orar dependem mais de fé do que de formalismos religiosos. É claro que as pessoas podem ser perfeitamente saudáveis sendo ou não religiosas. O que acontece é que a religiosidade pode motivar comportamentos saudáveis e gerar relações sociais de apoio e solidariedade. Além de produzir sentimentos ou emoções poderosos. Nada ainda é absoluto, o que se tem certeza é que hábitos saudáveis, relacionamentos e sentimentos são os fatores determinantes para a saúde. Qualidades simples que podem ser encontradas em apenas uma oração. Então, por que não tentar?
(Victor Lucas)
____________________________________________
Eai pessoas de toda a terra tudo bom ? talvez sim talvez não né? então se você ta tristre ou feliz leia essa postagem pode te ajudar ....E MUITO.
é um seguinte,(19 não é 20)vamos falar sobre os 7 JOVENS mais importantes da (Briba)Biblia  então se baseie neles e tenha um bom dia,volte sempre kk
Pessoal o post é meio longo então eu vou por de pouco em pouco.Beleza? (blz?)
_----------------------------------------------------------------------------------------------------------_

Bom pessoal estamos apresentando esse estudo para poder ajudar todos os adolescentes e joves,mas você que já passou dessa parte da vida pode ler também kk,esse estudo vai servir para tentarmos errar menos,pecar menos até eu estou aprendendo mais com essas historias,que apesar de ter lido várias vezes,pensei que ia ser meio repetitivo, Deus não muda a palavra dele,mas sim a visão e a compreensão de leitura e entender.
a tecnologia vem atrapalhando e ajudando todos,porém espero que todos vocês que estão lendo,"facam um corte em algumas coisas que andam vendo na internet,pornografia,malicias,nada que te acrescente algo de bom,vicios em games,deixar Deus de lado,etc.Então esse post vai te ajudar em tudo isso talvez esse post seja o post mais bem estudado do brog(por enquanto).
pessoal vai precisar ler a biblia em...deixe a preguica.
Lição 01 - JOSÉ
Quem era José? O livro de Gênesis devota quase trinta por cento dos seus capítulos à vida de José, filho de Jacó. A sua vida foi incomum, pois ele foi vendido para a escravidão no Egito quando tinha dezessete anos, e naquele país ele passou os treze anos seguintes como escravo e na prisão. Tinha apenas trinta anos de idade quando tornou-se governador da maior civilização daquela época. Ali, em terra estranha, casou-se com mulher estrangeira, e viveu e reinou no Egito durante oitenta anos.

José era o filho favorito de Raquel, esposa favorita de Jacó. Este lhe deu uma capa de muitas cores, que indicava para os outros irmãos que Jacó pretendia dar-lhe a primogenitura. Hoje em dia diríamos: “Ele nasceu com uma colher de ouro na boca”.

Teria riquezas que haveria de herdar, posição e benção; contudo, não foi este o plano de Deus para a sua vida. Leia como Deus permitiu que todas estas cousas ruíssem por terra, e grande humilhação se abatesse sobre ele durante trinta anos, enquanto preparava-o para cousas maiores.

Como era a vida na época de José? Jacó e seus filhos eram pastores ou vaqueiros. Cuidavam de seus rebanhos, criavam suas famílias, e geralmente procuravam servir a Deus. Com a idade de dezessete anos, José foi introduzido ao Egito, que era culturalmente muito mais desenvolvido que Canaã. Sabe-se que toda a arte e ciência da Grécia foram copiadas do Egito. Todavia, a liberdade e os direitos humanos estavam no mais baixo nível. A vida humana tinha pouco valor. A escravidão florescia com todo o vigor.

Que problemas semelhantes aos nossos José enfrentou? José não foi compreendido pela sua família, era invejado e odiado por seus irmãos. A sua juventude não podia ser suave, em tais circunstâncias. Não lhe foi fácil ser repentinamente degradado da posição de filho mimado de Jacó, para ser escravo na casa de Potifar, no Egito. Ele foi colocado em posição dificílima. Foi sujeito à tentação da esposa do seu senhor.

Hoje em dia, parece que essa tentação é muito pouco diferente. Quando ele foi elevado repentinamente da prisão para o trono, enfrentou a tentação do orgulho e da arrogância, que uma prosperidade assim, súbita, propicia. Mais tarde, ele teve todas as oportunidades de vingar-se dos seus irmãos por causa da traição que eles lhe haviam feito, quando menino. Todas estas tentações e problemas têm derrotado muitos homens, e ainda estão fazendo com que muitos não cumpram a vontade de Deus para as suas vidas, hoje em dia.

Como foi que José resolveu os seus problemas? José tinha fé e dependência básica de Deus (Gênesis 39:4-8; 50:19, 20), que o mantiveram fiel em meio a todas estas circunstâncias e problemas. Quando você lê acerca do perdão que ele concedeu aos seus irmãos, da sua fidelidade em face à adversidade, lembre-se de que foi a sua fé robusta em Deus que fez dele um homem fiel.

A vida e as oportunidades de José foram maiores ou menores do que as nossas? A vida era mais simples naquela época do que agora, mas era mais primitiva e incerta em outros sentidos. São as épocas e circunstâncias que colocam diante de nós grandes oportunidades, pois é Deus que nos dá a oportunidade de realizar grandes feitos em nossas vidas? No caso de José, Deus o ajudou e lhe deu o lugar. Para nós também, Deus é o único que exalta o humilde coração que confia, e abate o orgulhoso e ímpio. Hoje em dia, temos uma oportunidade ainda maior que José, para andar com Deus, pois Ele está derramando do Seu Espírito mais amplamente, nestes dias.

Leitura designada: Gênesis, capítulos 37 a 50.


Esboço da Vida de José
1. Seus pais - Gênesis29:31; 30:1, 22-24.
2. Suas primeiras relações familiares, suas revelações e sonhos – Gênesis37:1- 22.
3. Vendido como escravo – Gênesis37:23-36.
4. Escravatura e prisão – Gênesis39 e 40.
5. Libertado e exaltado – Gênesis41.
6. Perdão semelhante ao de Cristo - Gênesis42 a 50.
7. Os seus ossos levados para Canaã quatrocentos anos mais tarde – Gênesis50:24-26; Êxodo 13:19.


Perguntas para Estudo e Discussão
1. Em Gênesis capítulo 37, note os problemas que a parcialidade paterna suscita em uma família. Se um pai (ou mãe) é parcial em benefício de um dos filhos, que problemas isto suscita?
2. Descreva como José tornou o mal com o bem.
3. A família de José o compreendia quando ele era menino e recebia sonhos de Deus? Como podemos entender melhor os membros de nossa família?
4. Que fez José quando tentado a pecar, pela esposa de seu senhor? Há ocasiões em que fugir é melhor do que lutar?
5. Você acha que Deus preparou tempos difíceis na mocidade de José, afim de prepará-lo para as grandes bênçãos do futuro?
6. Se José não tivesse sido vendido para o Egito, mas se lhe fosse permitido continuar como filho mimado e favorito de Jacó, é possível que a predileção de Jacó tivesse destruído o seu caráter de maneira mais eficiente do que as adversidades que ele enfrentou?


Grandes Temas da Vida de José
Pagar o mal com o bem.
Como enfrentar da Tentação.
O valor das Dificuldades.

Versículos para decorar: Gênesis 39:4,5,7,8, - 50: 19-20; 50: 24-26, Êxodo 13:19.

 Pessoas o proximo jovem será Samuel não percam o proximo episodio.
espero que vc esteja igual a ele aqui ...
(Victor Lucas)
_------------------------------------------------------------------------------_

29/09/11   Lição 02 - SAMUEL
Quem era Samuel? Mais de mil anos antes do nascimento de Cristo, um jovem cresceu como auxiliar de idoso sacerdote, no Tabernáculo de Israel. Embora a vida no Tabernáculo fosse tão corrupta quanto em todo o resto da nação, aquele jovem, Samuel, aprendeu a conhecer a voz de Deus na sua mocidade, e andou irrepreensivelmente em toda a sua vida, a ponto de chegar a ser um pioneiro espiritual. Ele fundou a linhagem de profetas que iriam tornar-se a única voz verdadeira de Deus para a nação, na perspectiva dos séculos futuros. A corrupção moral que ele testemunhou até na casa de Deus, jamais maculou a sua vida. A maior parte da vida ele serviu tanto como sacerdote quanto juiz. Foi o último dos grandes juizes.

Chamavam-no juiz itinerante, pois ele fazia um circuito em Betel, Gilgal, Mizpá e Ramá, administrando justiça. Ele preencheu um cargo político na maior parte da vida, sem uma única mancha em sua carreira. Sob sua direção como vidente, ou profeta, formou-se a monarquia, e ele ungiu os primeiros dois reis de Israel, Saul e Davi.

Como era a vida na época de Samuel? As escrituras registraram que na época dos Juízes “cada um fazia o que achava mais reto”. Ocasionalmente, subvertida a opressão causada por uma nação vizinha, e levava o povo de volta à adoração do Senhor. Geralmente, durante esses períodos, prevaleciam anarquia, iniqüidade e imoralidade de toda espécie. Eram períodos violentos de transição em toda a nação.

Condições que produziam facilmente os homens mais malignos. Porém, dessa era confusa e degenerada, emergiu Samuel, homem íntegro, que andou diante do Senhor como Seu profeta, durante toda a sua vida.

Que problemas semelhantes aos nossos Samuel enfrentou? Os tempos eram perigosos por causa de freqüentes guerras. Naquela época, como hoje, a ameaça de guerra era como nuvem negra que estava sempre suspensa sobre a nação civilização, como nos tempos de Samuel. A tendência de se conformar com o curso dos eventos afetou até os sacerdotes. Naquela época, como agora, era difícil recusar-se a se conformar e “seguir a multidão em fazer o mal.”

Como foi que Samuel resolveu os seus problemas? Samuel significa “Pedido a Deus”, pois a sua mãe Ana era estéril quando pedira um filho a Deus. Com uma mãe que orava, Samuel parecia destinado a ser um homem de oração durante toda a sua vida. Quando os filhos de Eli eram imorais e cobiçosos no Tabernáculo, Samuel estava aprendendo a voz de Deus, e continuou a ser um homem poderoso em oração durante todos os seus anos. Veja I Samuel capítulos 7, 8 e 12:14-23. Embora ele tivesse nascido para o sacerdócio e fosse de família levítica (I Crônicas 6:33-38). É conhecido melhor como o “profeta de oração”. Todos os problemas, então como agora, têm solução diante do trono de Deus.

A vida e as oportunidades de Samuel foram maiores ou menores do que as nossas? O que é que você acha? É difícil responder com segurança. Samuel viveu como jovem em tempos quando a palavra do Senhor era rara (I Samuel 3:1). A vida naquela época não corria no ritmo de hoje em dia, pois Canaã ainda era uma nação agrícola e pastoril. Se as suas oportunidades de cultura eram menores do que as nossas, ele deve ser recomendado por tê-las aproveitado para aprender dos rolos antigos, e ter-se tornado um juiz tão fiel. As comunicações e os transportes daquela época e de hoje, são dois mundos diferentes, mas lembre-se de que as cidades da época de Samuel (Silo, Betel, Ramá, Jerusalém, Gibea), estavam a uma distância média de apenas oito a dez quilômetros uma da outra. O seu mundo era menor.

Leitura designada: Samuel 1 a 16; 19:18-24: 25:1; 28
.
  
Esboço da Vida de Samuel1. Ele nasceu em resposta à oração – I Samuel 1.
2. Ele cresceu no Tabernáculo, e foi chamado por Deus ainda menino – I Samuel 2 e 3.
3. Através de suas orações, os filisteus foram derrotados – I Samuel cap. 4 a 7.
4. Ele ungiu o primeiro rei – Saul – I Samuel 8 a 10.
5. Ele pronunciou julgamento sobre Saul. I Samuel cap. l1 a 15.
6. Ele ungiu a Davi como o segundo rei de Israel – I Samuel 16.
7. A poderosa escola de profetas de Samuel – I Samuel 19:18-24.
8. A morte de Samuel – I Samuel 25:1.
 
Perguntas para Estudo e Discussão
1. Quanto você acha que Samuel devia à sua mãe, Ana?
2. A influência e a experiência do menino Samuel no Tabernáculo foi sempre elevado e boa?
3. Apresente tantos incidentes de oração na vida de Samuel, quanto puder. Discuta- os.
4. O que é um “vidente”?
5. Os profetas são mencionados muitas vezes na Bíblia, antes de Samuel?
  
Grandes Temas da Vida de Samuel
O perigo de Indulgência Paterna - I Samuel 2; 8:1-105.
Obediência Completa - I Samuel capítulo 15.
Oração na Vida de Samuel – I Samuel 7:5-8; 8:6; 12:17 e 15:1; Salmo 99:6; Jeremias 15:1; Hebreus 11:32-40
Samuel – Fiel a Deus em Tempos Maus.

Versículos para Decorar: I Samuel 1:27-28, 2:35; 12:23-24; 15: 22 e 16:7.

(victor Lucas)
---------------------------------------------------------------------------------



Lição 03 - DAVI
Quem era Davi? Aproximadamente três mil anos atrás, um moço tornou-se rei de seu povo, com a idade de trinta e três anos. Ele já havia enfrentado grandes perigos e adversidades, tendo lutado com leões e ursos quando era pastor de ovelhas, e tendo derrotado um gigante filisteu que tinha 2,70 metros de altura, depois do que vivera vários anos como fugitivo e marginal por causa da inveja do seu rei. Esse moço, Davi, ainda bem jovem já era compositor, músico, guerreiro e estrategista militar. Mais tarde, ele iria governar as doze tribos de Israel durante quarenta anos, e expandir o seu reino do Rio Eufrates até às fronteiras do Egito. Reconhecido como o maior rei da história de Israel, ele também é chamado “o doce cantor de Israel”, e nas Escrituras, é chamado profeta de Deus. Acima de todas estas cousas, ele era um homem profundamente espiritual, chamado por Deus, e homem segundo o Seu coração. Ele era intensamente humano, e exibia a ampla gama de expressões morais de que o coração humano é capaz. Ele alcançou as alturas e chegou às profundidades. Davi significa “amado”; era homem belo, embora de pequena estatura; forte, corajoso e prudente no falar.

Como era a vida na época de Davi? Tanto nacional como religiosamente, os tempos eram caóticos. Davi teve pleno contato com a época violenta em que vivia. Lutou com animais selvagens no deserto, enquanto, na qualidade de rapazote, cuidava das ovelhas; lutou nos exércitos de Israel como jovem, e esquivou-se da perseguição do rei invejoso, que deseja matá-lo. Como fugitivo nas montanhas, ele aprendeu a manejar os homens, e tornou-se um líder. A vida era cheia de perigos, e os homens expressavam as suas emoções de maneira primitiva e às vezes violenta. Não obstante, houve maravilhosa revelação e comunhão com Deus na vida de Davi e de Samuel, seu contemporâneo.

Que problemas semelhantes aos nossos Davi enfrentou? Davi foi ungido para ser o Rei de Israel, quando não passava de um garoto, mas muitos anos se passaram antes que ele se tornasse rei. É difícil os jovens enfrentarem adiamentos e revezes. Porém, muitas vezes, decepções e lutas também são o nosso quinhão. Davi enfrentou estas cousas, e nós também as enfrentamos. Ele constantemente enfrentou um inimigo que era maior que o Golias, que matou quando moço. Esse inimigo era a sua própria natureza carnal. Muitas vezes é difícil fugir “das paixões da mocidade”.

Como foi que Davi resolveu os seus problemas? Muitas vezes Davi buscava o Senhor em oração e louvor, quer estivesse enfrentando inimigos, concupiscência ou culpa, quer tivesse problemas para os quais não podia encontrar solução. Em momentos de desânimo, está escrito que “Davi fortaleceu-se no Senhor”. Quando lemos os Salmos, muitos dos quais foram escritos por Davi, estamos lendo as orações e louvores de homens que não eram capazes de encontrar escape, nem solução, nem forças, exceto no Senhor.

A vida e as oportunidades de Davi foram maiores ou menores do que as nossas? Quando uma nação está erguendo-se, ou caindo, apresentam-se as grandes oportunidades de fama, riqueza e grandeza. É a hora de crise quem exige um Tiradentes, ou D. Pedro I. Tempos de crise, que tais testemunharam o aparecimento dos profetas do Antigo Testamento. Em uma hora de necessidade assim, surgiu Davi. Não é verdade que hoje nós também estamos vivendo em uma época de crise e de transformação para toda a civilização? Quem pode dizer que esta época não é ainda mais desafiadora do que o tempo em que Davi viveu?

Leitura designada: I Samuel, capítulo 16 até o fim do livro. II Samuel, todo o livro. I Reis 1:1; 2:12. Note que I Crônicas capítulos 10 a 22, e 28 e 29 também tratam da vida de Davi, com algumas poucas variações.
 
Esboço da Vida de Davi
1. O jovem Davi foi ungido Rei – I Samuel, capítulo 16.
2. O jovem Davi matou Golias – I Samuel, capítulo 17.
3. A inveja de Saul e o amor de Jônatas – I Samuel, capítulos 18 a 20.
4. Davi foi fugitivo até a morte de Saul – I Samuel 21-31.
5. Davi foi feito Rei – II Samuel, capítulos 1 a 7.
6. Davi edificou e expandiu o reino – II Samuel 8-10.
7. Davi e Bate–Seba – II Samuel, capítulos 11 e 12.
8. Os problemas de Davi – II Samuel, capítulos 13 a 21.
9. Os últimos cânticos de Davi – II Samuel, capítulos 22 e 23.
10. Instruções finais e morte de Davi – I Reis 1:1; 2:10-12.

Perguntas para Estudo e Discussão
1. O que mais o impressionou na vida de Davi?
2. Que lições lhe pareceram mais importantes?
3. Discuta a versatilidade dos talentos e das façanhas de Davi.
4. Para você, qual é a fase mais importante da vida dele: Davi como guerreiro, músico, rei ou profeta?
5. Você pode indicar como Davi colheu, em seus próprios filhos, o pecado cometido com Bate-Seba?
6. Como você resume o aspecto espiritual de Davi?
7. Por que lhe foi negado o grande desejo de edificar um templo para Deus?

Grandes Temas da Vida de Davi
Inveja – do exemplo da inveja que Saul tinha de Davi.
Seja um Amigo Verdadeiro – Davi e Jônatas – I Samuel, capítulo 14; 18:1-5; 19:1-7; capítulo 20; 31:2; II Samuel 1:17-27.
Perdão – Mefibosete – II Samuel, capítulo 9.
Você não pode esconder o Pecado – II Samuel, capítulos 11 e 12.
O último Salmo de Agradecimento de Davi, suas Últimas Instruções e Última Oração – II Samuel, capítulos 22 e 23; I Crônicas 29:10-19.

Versículos pra Decorar: I Samuel 16:7; 17:45; 22:2-4, 17-20 e 26-27

Um comentário:

  1. Hoooo, cara eu tava justamente presisando deste post sobre a "oraçao do pecador" muitas vezes me fiz essas perguntas!!!!

    ResponderExcluir

ON-LINE